sábado, 22 de julho de 2017

Comunidade Darôra


Comunidade Darôra - Roraima.


            O Darôra é uma é uma comunidade indígena da etnia Macuxi, localizado nem Roraima, na região do Baixo São Marcos, situada as margens do rio Itacutu. A comunidade tem aproximadamente 45 famílias e 180 pessoas.
  Darôra é uma palavra indígena em Macuxi, o nome de uma árvore típica daquela região, significa "Pau duro", e é uma árvore muito utilizada na construção de casas como coluna, currais para animais, e cerca para a roça dos indígenas.
            Eu tive o prazer de conviver nesta comunidade quase um mês corrido, pude participar de muitas coisas que eles tem costume de fazer diariamente como por exemplo:

  • Pescaria em lagos, rios e Igarapés; Muito comum a pescaria para venda e consumo.

  • Fabricação de Farinha; Um dos pratos principais da alimentação indígena.

  • Campear; Buscar o gado no campo e levá-lo ao curral.

  • Adestramento de Cavalo; Lá tem muitos cavalos "Bravos", alguns trabalham amansando os cavalos, vendas ou trocas.

         A culinária é riquíssima, pois os alimentos de consumo são de fabricação própria, sem conservantes ou adubos químicos. Tem muita diversidade de frutas; Dão, Ata, Azeitona, Araçá, Caçari, Taberebá, Mirixi, Caju, e me lembro das Mangas do vovô Fernando com Mangueiras centenárias uma delícia, dentre outras.
No dia a dia o mais comum é Peixe, carne de gado, carne de capivara, porco, paca e etc.
Tem também a Damorida que é uma comida bem apimentada típica dos indígenas, que vem com acompanhamento o caxirí feito de mandioca. A macaxeira também é muito comum na culinária, assim como a batata.
Tem a plantação de melancia, milho, feijão, abóbora, maracujá, laranja entre outros.
       É costume do povo indígena juntar as panelas e fazer sua refeição, geralmente o almoço e janta juntos, no barracão (costume passado de geração em geração).
     
      O líder da comunidade conhecido como "Tuxaua", reúne o povo para tratar sobre a construção das casas, ele forma as equipes de trabalho onde eles irão providenciar o material para construção, madeira, palha (para cobrir a casa), ripa, adobo (tijolos feito do barro).
      Nas datas comemorativas, eles se reúnem no "malocão da comunidade, e fazem uma grande festa, com brincadeiras, danças do parixara, dança do areruia, guerra do Jabuti, corrida com tora, músicas tradicionais local do Baixo São Marcos e da própria comunidade.
      Durante o tempo em que estive ali, eu aprendi algumas palavras em macuxi, pois eu gosto muito de aprender novos idiomas.

 
Aprendi palavras como:

  • Morî'wei - Bom dia;
  • Morî pe nan? - você está bem?
  • Inna - Sim
  • Morî pe' wai - estou bem.
  • Kane - Não
  • Paapa' - pai
  • Paa'pa - Deus
  • Ka'poi - Lua
  • Tuna - Água
  • Kawaré - Cavalo
  • More - Criança
  • Kono' - Chuva
  • Yei - Árvore




     Foi um tempo muito bom, onde pude fazer boas amizades, aprender muito com eles compartilhar a palavra de Deus com eles. A Quadrangular tem uma igreja dentro da comunidade, com um pastor indígena da comunidade, a SGM tinha um casal de Missionários que viveu lá quatro anos. Este ano no estado de Roraima vai acontecer o CIMQ um centro de preparação teológica e missiológica, que visa preparar os indígenas para aturem como missionário em suas comunidades ou em outras as quais não tem presença missionária, onde este casal estão liderando o centro de treinamento(falarei no próx pos).



Para a realização deste post, eu precisei da ajuda de um amigo Paulo Sérgio, um indígena da comunidade Darôra, ele tem 25 anos, é missionário na própria comunidade e tem ajudado a sua Igreja local com o cuidado dos Jovens.
Eu e o Paulo Sérgio (esquerda).
Segue algumas fotos do tempo em que estive na comunidade.

Culto na casa debaixo da mangueira


Mesa Almoço Indígena


Vários lugares de Darôra

Jogo de Futebol na comunidade.

Escola Bíblica Quadrangular na Comunidade.

Pescaria as margens do Rio Itacutu.

Cuidando do Gado.

Adestramento de Cavalo

Lago na comunidade

Construindo casa

Acertando o tamanho da palha (telhado).

Levantando as paredes.

Adobe (tijolo de barro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Deixe aqui seu feedback para que possamos melhorar nossas publicações e atender as suas necessidades quando possível.